Sobre
A exposição “Gravuras Rupestres de Rondônia: para todos verem!” contribui na divulgação do patrimônio cultural arqueológico do Estado de Rondônia, valorizando a memória local e regional.
Inaugurada no dia 1 de março de 2023, está prevista para ficar acessível fisicamente no Museu da Memória Rondoniense até o dia 1 de julho de 2023, no hall de entrada do auditório, com acesso pela Rua Dom Pedro II, Porto Velho.
A realização é da Fundação Cultural do Estado de Rondônia – Funcer. A exposição é da Fercant & Yahto Consultoria Científica que foi contemplada por meio do Edital nº 003/2018 pela Funcer e apresenta uma instalação artística com réplicas de gravuras rupestres sob a forma de imagens de alto e baixo relevo, tendo diferentes matérias primas de baixo custo, que foram produzidas e confeccionadas a partir de sítios rupestres identificados em pesquisas arqueológicas das regiões do alto rio Madeira e do centro-leste rondoniense. É inédita com uma exposição totalmente tátil, manipulável e inclusiva, permitindo a visitação de pessoas com deficiência visual (PcDs).
A inovação também permite que auxiliem as pessoas surdas ou com mobilidade reduzida a prestigiarem a exposição.
Os sítios arqueológicos com gravuras rupestres do Alto Madeira e do Centro Leste Rondoniense
Saiba mais onde estes sítios se localizam, em que cidades, e seus significados.
(em breve)
Registros e documentações
Como foram encontradas estas gravuras rupestres?
Como elas foram registradas e de que forma as réplicas foram feitas?
(em breve)
Equipe e participantes do Projeto
Saiba quem são as pessoas que colaboram com esta exposição!
(em breve)