top of page

Programa de Acessibilidade do Patrimônio Arqueológico (PAPA)

Nesta página você irá encontrar os projetos e ações desenvolvidas no âmbito do "Programa de Acessibilidade do Patrimônio Arqueológico (PAPA)", idealizado por Michelle Tizuka em 2019, e que vem sendo executado com apoio da Fercant & Yahto. 

logo acessibilidade ONU.jpg

O que é o Programa?

É um conjunto de ações contínuas que tem como objetivo promover a acessibilidade da divulgação do conhecimento técnico e científico relacionado ao Patrimônio Arqueológico à toda comunidade, acadêmica ou não, com o foco em pessoas com deficiência (PcDs) de forma a fomentar o conhecimento científico e estimular a valorização do Patrimônio Cultural. 

No momento, estamos executando a 2ª Fase do Programa. Mais detalhes em breve nesta página!

Fase 1:

Iniciamos o Programa com o Projeto "Patrimônio para Todos", com 08 ações desenvolvidas e executado entre agosto de 2019 e agosto de 2021.  

Algumas adaptações de nossos produtos foram realizadas, entre elas, a produção do nosso folder institucional em Braille, vídeos com audiodescrição e legendas descritivas e ainda kits educativos. 

Recentemente pela 15ª Primavera de Museus em 2021, em parceria com o Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) e TEIA Consultoria, auxiliamos no desenvolvimento do vídeo estrelado por Heveraldo Ferreira, com o sinal em Libras do Museu de Arqueologia de Itaipu. (Leia mais ao clicar aqui!)

leitura Braille

Clique na imagem acima para saber mais sobre o nosso Folder em Braille, produzido pela Msc. Aline RIbeiro.

20191206_113830_HDR.jpg

Ações realizadas:

1. Aplicação de legendas descritivas em nossos vídeos;

2. Folder em braille;

3. Kit de réplicas com uso de banco de dados específico;

4. Audiodescrição em postagens de imagens estáticas;

5. Estudo de acessibilidade do nosso site;

6. Estudo do sinal em LIBRAS para Arqueologia;

7. Guia de boas práticas "Museu para Todos: mitos e verdades sobre pessoas com deficiência: como tornar as exposições acessíveis e inclusivas para todos?"

Elaboração de um rascunho de diretrizes para audiodescrição de objetos arqueológicos;

8. Audiodescrição do banner de objetos arqueológicos.

Fase 2:

Ainda em 2019, fomos premiados, através do Edital CONCURSO003/2018/CEL/SUPEL/RO, promovido pela Fundação Cultural do Estado de Rondônia - FUNCER, com a iniciativa denominada: "Gravuras Rupestres de Rondônia: para todos verem".  A homologação ocorreu em agosto de 2022, e desde então estamos focados na execução deste novo Projeto. 

Mantemos a parceria com a TEIA Consultoria assim como iniciamos a parceria com a Majime Labs e o Departamento de Arqueologia da UNIR (DARQ/UNIR) para a condução desta nova ação. 

A partir de 01 março de 2023 no Museu da Memória Rondoniense até 01 de julho de 2023.

bottom of page