Patrimônio para todos!

Nesta página você irá encontrar as 08 ações desenvolvidas no âmbito do "Programa de Acessibilidade do Patrimônio Cultural Arqueológico", idealizado por Michelle Tizuka e executado entre agosto de 2019 e agosto de 2021, com apoio da Fercant & Yahto. 

logo acessibilidade ONU.jpg

O que é o Programa?

É uma ação que tem como objetivo promover a acessibilidade da divulgação do conhecimento técnico e científico relacionado ao Patrimônio Cultural Arqueológico à toda comunidade, acadêmica ou não, com o foco em pessoas com deficiência (PcDs) de forma a fomentar o conhecimento científico e estimular a valorização do Patrimônio Cultural Material. 

Soluções

Algumas adaptações de nossos produtos foram realizadas, entre elas, a produção do nosso folder institucional em Braille, vídeos com audiodescrição e legendas descritivas e ainda kits educativos. 

Recentemente pela 15ª Primavera de Museus em 2021, em parceria com o Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) e TEIA Consultoria, auxiliamos no desenvolvimento do vídeo estrelado por Heveraldo Ferreira, com o sinal em Libras do Museu de Arqueologia de Itaipu. (Leia mais ao clicar aqui!)

leitura Braille

Clique na imagem acima para saber mais sobre o nosso Folder em Braille, produzido pela Msc. Aline RIbeiro.

20191206_113830_HDR.jpg

Ações realizadas:

1. Aplicação de legendas descritivas em nossos vídeos;

2. Folder em braille;

3. Kit de réplicas com uso de banco de dados específico;

4. Audiodescrição em postagens de imagens estáticas;

5. Estudo de acessibilidade do nosso site;

6. Estudo do sinal em LIBRAS para Arqueologia;

7. Guia de boas práticas "Museu para Todos: mitos e verdades sobre pessoas com deficiência: como tornar as exposições acessíveis e inclusivas para todos?"

Elaboração de um rascunho de diretrizes para audiodescrição de objetos arqueológicos;

8. Audiodescrição do banner de objetos arqueológicos.

Parcerias que fazem nosso Programa acontecer

TEIA_logo com descrição nome.jpg