Rio de Janeiro compass_edited.png

Fercant & Yahto Consultoria Científica

Catálogo Digital do Acervo Arqueológico do Museu Histórico Celso F. Sperança

Entre os dias 5 e 7 de setembro de 2019 a equipe da Fercant & Yahto Consultoria Científica, representada pelos arqueólogos Fernando José Cantele e Michelle Mayumi Tizuka e pela pedagoga Adriana dos Santos da Silva - junto com coordenadora do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança (MHCFS) - Silvia Prado, e os então estagiários Ana Caroline Cavaleiro Dutra e Luciano Henrique Silveira Nunes desenvolveu  atividades de inventário, registros fotográficos individuais, organização e acondicionamento de todo o acervo arqueológico do Museu.
 
As atividades foram realizadas no âmbito dos museus dos municípios abrangidos pela Linha de Transmissão Foz do Iguaçu - Cascavel, sob a responsabilidade da Fercant & Yahto Consultoria Científica. 

Em 2020, aliado ao Programa de Acessibilidade do Patrimônio Cultural Arqueológico e em função da 14ª Edição da Primavera de Museus, uma nova parceria foi estabelecida com a equipe do MHCFS: a de ampliar a comunicação dos bens arqueológicos existentes em espaços museais através de sua extroversão por meio de um catálogo digital. No presente catálogo, podem ser visualizados todos os objetos que contém alguma informação sobre a sua procedência, e que compõem o acervo arqueológico até agosto de 2020. O acervo é composto por cerâmicas e líticos, adquiridos por meio de doações ou através de endosso institucional. No total, são 84 objetos arqueológicos, provenientes dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso. 

Venha conhecer mais sobre este acervo, disponibilizado hoje (26/09/2020)!

Estamos na busca por consultores cegos que possam nos auxiliar na revisão do conteúdo para permitir que todas as imagens contenham audiodescrição. Caso seja essa pessoa, tenha interesse em colaborar ou conheça alguém que possa nos ajudar, envie-nos um e-mail! (contato@fercant.com.br).
 

Audiodescrição:

Fotografia com fundo preto. Na parte superior esquerda, na cor branca selo da 14ª Primavera de Museus. Na parte superior direita, texto na cor branca: Catálogo digital Acervo arqueológico Museu Histórico Celso F. Sperança. Cascavel, Paraná (2020). Abaixo, uma vasilha cerâmica com borda fina, aberta e manchas escuras próximos ao limite do seu bojo. A vasilha tem cor marrom avermelhada clara e manchas em tons de cinza. Ela é suportada por uma mão que usa luvas brancas e a segura entre os dedos abertos.

 

contato@fercant.com.br

Telefones: +55 41 998719513 | +55 22 997132320

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco