top of page

14ª Primavera de Museus - Acervos arqueológicos digitais

Este ano o tema definido pelo Ibram para a edição da 14ª Primavera de Museus (2020) é: “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Visto o momento pelo qual passam a sociedade e os museus, devido à pandemia causada pelo Covid-19, este ano, em especial, orientamos todos os museus participantes a desenvolverem apenas atividades em ambiente virtual.



Aliado ao Programa de Acessibilidade do Patrimônio Cultural Arqueológico e em função do tema da edição, uma nova parceria foi estabelecida com a equipe do Museu Histórico Celso F. Sperança: a de ampliar a comunicação dos bens arqueológicos existentes em espaços museais através de sua extroversão por meio de um catálogo digital. Na página dedicada ao acervo, podem ser visualizados todas as fichas catalográficas do objetos arqueológicos que contém alguma informação sobre a sua procedência, e que compõem o acervo arqueológico até agosto de 2020. O acervo é composto por cerâmicas e líticos, adquiridos por meio de doações ou através de endosso institucional. No total, são 84 objetos arqueológicos, provenientes dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Venha conhecer mais sobre este acervo, disponibilizado hoje (26/09/2020) na página www.fercant.com.br/mhcfs


Fotografia com fundo preto. Na parte superior esquerda, na cor branca selo da 14ª Primavera de Museus. Na parte superior direita, texto na cor branca: Catálogo digital Acervo arqueológico Museu Histórico Celso F. Sperança. Cascavel, Paraná (2020). Abaixo, uma vasilha cerâmica com borda fina, aberta e manchas escuras próximos ao limite do seu bojo. A vasilha tem cor marrom avermelhada clara e manchas em tons de cinza. Ela é suportada por uma mão que usa luvas brancas e a segura entre os dedos abertos.

13 visualizações0 comentário
bottom of page