top of page

Pesquisas Arqueológicas em Campinal, município de Presidente Epitácio, SP

Entre os dias 12 a 15 de maio, a equipe da Fercant & Yahto Consultoria Científica esteve no município de Presidente Epitácio, São Paulo, realizando atividades de pesquisa arqueológica referente ao Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de implantação do futuro empreendimento de extração de argila e areia da INCOESP – Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista, a ser instalado no distrito de Campinal em Presidente Epitácio.


O projeto visou atender as diretrizes da legislação vigente acerca do licenciamento ambiental e da proteção do patrimônio arqueológico, sendo autorizado através de portaria de pesquisa pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conforme Portaria nº 26, de 24 de abril de 2020, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 27 de abril de 2020, Seção 1, página 78, item 16.


Foram realizadas atividades de prospecção arqueológica intensiva, por meio da execução de poços-teste e caminhamentos sistemáticos na Área Diretamente Afetada (ADA) pelo empreendimento, com o objetivo de verificar a presença de vestígios arqueológicos e assim evitar possíveis impactos ao patrimônio arqueológico. Ao final da pesquisa, não foram identificados vestígios arqueológicos de qualquer natureza na área do empreendimento.

Trabalho de campo realizado com peneiramento do sedimento.



Concomitantemente ao desenvolvimento da prospecção, foram realizadas atividades de divulgação sobre o patrimônio arqueológico, através da entrega do folder intitulado Patrimônio Cultural: conhecer para preservar!, sendo distribuído um total de 400 exemplares entre a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a Biblioteca Pública Municipal, a Escola Estadual Shiguetoshi Yoshihara, a INCOESP e para a comunidade do entorno do empreendimento.


Além da entrega do folder, a equipe da Fercant & Yahto fez a doação de 06 livros impressos para a Escola Estadual Shiguetoshi Yoshihara, localizada no distrito de Campinal, com assuntos que abordam a arqueologia, a pré-história do Brasil e geral, a temática indígena na sala de aula e conceitos básicos de educação patrimonial.


As ações desenvolvidas no âmbito do referido projeto contribuíram para a divulgação da pesquisa e a conscientização da comunidade sobre a necessidade de preservação do patrimônio arqueológico. Participaram da execução do Projeto o arqueólogo coordenador geral e de campo Fernando José Cantele e a pedagoga Adriana dos Santos da Silva.



Livros doados para a Escola Estadual Shiguetoshi Yoshihara, entrega de folder para a INCOESP e para a comunidade do Distrito de Campinal, Município de Presidente Epitácio.

91 visualizações0 comentário
bottom of page