top of page

Pesquisas arqueológicas em Cruzeiro, São Paulo

A equipe da Fercant & Yahto Consultoria Científica, constituída pelo arqueólogo Fernando José Cantele e a pedagoga Adriana dos Santos da Silva, desenvolveu entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2019 na cidade paulista de Cruzeiro, atividades de pesquisa arqueológica referente ao Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Empreendimento da ETA V – Estação de Tratamento de Água dos Bairros do Brejetuba e Várzea Alegre.


Foram desenvolvidas atividades de prospecção arqueológica intensiva na Área Diretamente Afetada (ADA) pelo empreendimento, constituído pela realização de poços-teste e caminhamentos sistemáticos no local, a fim de verificar a presença ou ausência de vestígios arqueológicos, tanto na superfície quanto na subsuperfície.





Associado a pesquisa de campo, a equipe da Fercant & Yahto entregou cerca de 750 exemplares do folder de divulgação – Patrimônio Cultural: conhecer para preservar! – o qual apresenta noções básicas sobre arqueologia, patrimônio cultural e patrimônio arqueológico, sendo entregue para a comunidade no entorno do empreendimento, constituído pelos bairros do Brejetuba e Várzea Alegre, além da Biblioteca Pública Municipal, Centro Cultural Rotunda, Museu Major Novaes, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude. Ao final da pesquisa foi realizada uma palestra para equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município de Cruzeiro, responsável pelo empreendimento, versando sobre arqueologia regional e patrimônio cultural.



As ações realizadas no âmbito do projeto, além de atender as exigências legais da pesquisa arqueológica junto ao licenciamento ambiental, contribuíram também para a divulgação da arqueologia e a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio arqueológico brasileiro.



48 visualizações0 comentário
bottom of page