top of page

Pesquisas arqueológicas realizadas em Ubarana, São Paulo


Entre os dias 21 e 26 de junho, a equipe da Fercant & Yahto Consultoria Científica esteve no município de Ubarana, estado de São Paulo, executando o Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico. A pesquisa é prevista na Instrução Normativa do IPHAN nº 001/2015 e ocorreu na área onde será implantado o empreendimento de mineração – Extração de Argila Rio Tietê, localizado na área do reservatório da UHE Nova Avanhandava.

A realização do projeto teve por objetivo atender ao disposto na legislação sobre a proteção e a preservação do patrimônio arqueológico brasileiro no âmbito do licenciamento ambiental. Os estudos foram realizados após a autorização do IPHAN e a publicação de portaria de pesquisa publicada no Diário Oficial da União (DOU).


Nessa etapa da pesquisa, o principal objetivo foi avaliar a área do empreendimento, através de levantamentos de campo, compostas por atividades de prospecção arqueológica sistemática em subsuperfície e verificações da superfície por meio de caminhamentos intensivos na área de instalação do futuro empreendimento. Todos os procedimentos de campo foram registrados por meio de fotografias digitais e o preenchimento de fichas de campo, visando contextualizar a paisagem e o ambiente do local. Como resultado da pesquisa, não foram identificados vestígios arqueológicos de qualquer natureza.



Imagem formada por duas fotografias. Na da esquerda, um homem em pé que segura com as duas mãos uma cavadeira articulada. O homem usa chapeu branco com abas que cobre seu rosto. Usa camisa azul de mangas compridas, luvas brancas, calça bege e perneiras. Ao fundo, vegetação seca de capim Na da direita, a mesma pessoa está agachada próximo ao chão de terra batida com vegetação alta de capim seco. A pessoa usa chapéu branco que cobre seu rosto, camisa azul de mangas compridas, calça bege e luvas brancas. Ela segura uma peneira circular e toca um pouco do solo sobre a peneira. A peneira está próxima da superfície, sobre um buraco circular. Em volta do buraco, há cinco montes pequenos de terra marrom.
Prospecção arqueológica: execução de poço-teste e análise de sedimentos


Simultaneamente as atividades de campo, foram realizadas ações de esclarecimento e divulgação da pesquisa junto aos moradores residentes nas proximidades do empreendimento, ao empreendedor Izar dos Santos Teixeira e Cia Ltda., a Casa de Casa de Cultura “José Augusto dos Santos” e a Secretaria Municipal de Educação de Ubarana. Nessas ações foram prestados esclarecimentos sobre a necessidade da realização da pesquisa arqueológica, enfatizando a importância de se conhecer e preservar as diferentes formas de patrimônios culturais existentes no país, em especial, o patrimônio arqueológico. Nessa atividade foram entregues materiais informativos (folder) na forma impressa, apresentando e descrevendo as várias formas de patrimônio cultural (material, imaterial e natural), conceitos de arqueologia, legislações de proteção ao patrimônio arqueológico e a realização da pesquisa arqueológica em empreendimentos que necessitam de licenciamento ambiental.



Imagem com duas fotografias. A da esquerda, em um escritório, dois homens jovens estão sentados e seguram com as duas mãos o folder aberto. Cada um está sentado de um lado de uma mesa de madeira e usam máscara facial. O da esquerda é o diretor cultural e da direita é Fernando. Na fotografia da direita, três pessoas em pé estão lado a lado e cada uma segura com as duas mãos o folder aberto. Um deles é o Sr. Luiz, responsável pelo empreendimento e os demais são da equipe Fercant (Adriana e Fernando)
Entrega de folders informativos

23 visualizações0 comentário
bottom of page