top of page

SAB 2021 -ST 06. Acessibilidade do Patrimônio Cultural Arqueológico

A Fercant & Yahto participou do último Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira em 2021 pelo Simpósio Técnico ST - 06, com resultados de ações desenvolvidas ao longo dos últimos anos.


A proposta deste Simpósio foi a de promover uma reflexão sobre práticas de extroversão do patrimônio arqueológico perante às pessoas com deficiência (PcDs); fomentar intercâmbios e redes que aproximem experiências, iniciativas, parceiros e instituições que atuem em prol da cultura acessível, relacionada ao Patrimônio Cultural Arqueológico. Tradicionalmente, práticas e atividades no momento de extroversão e comunicação do conhecimento acerca dos bens arqueológicos são ainda pouco acessíveis às mais de 45 milhões de brasileiros, que possuem algum tipo de dificuldade para ver, ouvir, se movimentar ou algum tipo de incapacidade mental. A acessibilidade tem sido tema de inúmeras discussões no cenário educacional formal e não formal, assim como as Tecnologias Assistivas, que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.


Assim, como também uma forma de acessibilizar o conteúdo, disponibilizamos em nosso Canal do Youtube, a transmissão realizada na íntegra, com autorização prévia de todos os participantes para a sua gravação e reprodução. Esperamos assim que este Simpósio continue a ser um meio de incentivar debates e soluções para que possamos melhorar a comunicação acerca do patrimônio cultural com o foco neste público e contribuir no processo de apropriação do conhecimento arqueológico, tornando-os mais significativos a todos, sem exceção.




4 visualizações0 comentário
bottom of page