top of page

Você sabe o que é Abril Marrom?

Texto por: Aline dos Santos Ribeiro, Graduada em Pedagogia e Mestre em Diversidade e Inclusão – UFF




A campanha abril marrom surgiu em 2016, com a iniciativa do Professor Dr Suel Abujamra que é médico, oftalmologista e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Tem por iniciativa conscientizar a população para os cuidados com a visão.


Durante o mês de abril, médicos e entidades hospitalares realizam campanhas com esta finalidade, a tecnologia e os meios de comunicação no geral podem se tornar grandes aliados nesse processo de conscientização. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, mais de 60% dos casos de cegueira podem ser evitáveis.


Entre as causas mais comuns da cegueira estão a catarata, o glaucoma, o diabetes, a degeneração macular relacionada a idade (DMRI) e a cegueira infantil. Tais doenças quando diagnosticadas em fase inicial, possuem tratamento, no entanto, seus sintomas são silenciosos não aparecendo na fase inicial.

Sendo assim, é recomendável a visita ao oftalmologista ao menos uma vez por ano. No caso das doenças que não tem cura, nem tratamento e que ocasiona a perda irreversível da visão (cegueira) como as que envolvem distrofia de retina que é a camada mais interna do olho na qual está a informação luminosa necessária para que o sinal elétrico seja interpretado pelo cérebro e assim seja criada uma imagem, a campanha sinaliza para a inclusão e a reabilitação destes indivíduos com deficiência visual na vida em sociedade. No Brasil segundo dados do IBGE de 2010 cerca de 528.000 pessoas declararam-se cegas.

O mês de abril foi escolhido para a campanha devido ser comemorado o Dia Nacional do Braille (08 de abril), a data é uma homenagem ao professor José Álvares de Azevedo que nasceu em 08 de abril de 1834. Azevedo era brasileiro, cego e foi o responsável por trazer e divulgar o Alfabeto Braille (criado por Louis Braille, um jovem cego francês em 1824) para o Brasil. Já a cor marrom foi escolhida para representar a campanha por ser a cor da íris mais comum nos olhos dos brasileiros (o famoso olho castanho). Fonte: https://retinabrasil.org.br/o-que-e-o-abril-marrom/ acesso em 04 de abril de 2020 http://www.ibc.gov.br/ acesso em 03 de janeiro de 2020 https://retinapro.com.br/blog/afinal-o-que-e-retina/ acesso em 10 de abril de 2020 https://www.fundacaodorina.org.br/a-fundacao/deficiencia-visual/estatisticas-da-deficiencia- visual/ acesso em 02 de abril de 2020

17 visualizações0 comentário
bottom of page